Cultura
Escritor lança livro no Cemitério dos Ingleses, em Salvador
A publicação terá sessão de autógrafos dia 1º de novembro, véspera de finados
No dia 1º de novembro, véspera de finados, a partir das 17h00, o escritor baiano José Amarante faz sessão de autógrafos do livro “baile a fantasia: contos e alguma poesia” (assim mesmo, em letras minúsculas e sem crase) em um lugar inusitado: o Cemitério dos Ingleses, na Ladeira da Barra, em Salvador.
A publicação da editora Étera, segundo definição do próprio autor é “um mergulho no abismo da vida, em direção à busca do solo da infância”.
A obra se estrutura em quatro blocos de contos, centrados aparentemente em quatro períodos da existência, todos introduzidos por poemas a dialogar, cada um, com o conjunto de histórias de cada seção ilustradas por desenhos em rascunho de Fábio Ramon. O livro também parece brincar com a linguagem e com os gêneros textuais. É tudo um jogo, já marcado pelo prelúdio que abre a obra, uma espécie de introdução, em que o autor oferece algumas perspectivas ao leitor, muitas vezes de forma velada. Por vezes, dadas as conexões temáticas e linguísticas entre os textos, há a impressão da leitura de um pequeno romance.
Sobre o autor
José Amarante é mais conhecido no meio acadêmico por sua obra “Latinitas” (2015), dedicada ao ensino do latim e utilizada em diversas universidades brasileiras, fruto de sua tese de doutorado vencedora do Prêmio Nacional Capes de Teses (2014). Na área literária, estreou como um dos vencedores do Prêmio Braskem de Literatura 2006, com o livro de contos “ainda em flor”, lançado pela Fundação Casa de Jorge Amado.