Agenda
Terno de Reis em Santo Amaro homenageia Rodrigo Velloso
A tradicional manifestação comemora 64 anos e atrai visitantes de todo o país
Como acontece há 64 anos, a cidade de Santo Amaro, município do Recôncavo da Bahia, promoverá neste sábado (6) a Festa dos Santos Reis, uma tradição mantida pela família Velloso desde 1954 quando, por iniciativa de Rodrigo Velloso, foi criado o Terno de Reis Filhos do Sol, como forma de homenagear o dia do casamento de seus pais, Zezinho e Canô Velloso.
De uma festa particular organizada por Rodrigo Velloso, com o apoio dos amigos Valdito e Lourdinha Birro, a manifestação foi tomando uma grande proporção que hoje figura no calendário das atividades culturais do município atraíndo visitantes até mesmo de outros estados, mantendo a tradição da celebração aos Três Reis Magos, trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses.
O Terno de Reis Filhos do Sol homenageia um de seus criadores
A manifestação, que faz um cortejo pelas ruas da cidade de Santo Amaro, este ano homenageia Rodrigo Velloso, que aos 82 anos mantém a mesma disposição e alegria de quando aos 18 anos criou o Terno de Reis Filhos do Sol.
A concentração está marcada para às 19h00 na Praça da Escola Pingo de Ouro de onde sairá o cortejo com o Estandarte, o Anjo Anunciador e os Três Reis Magos, personagens escolhidos entre os moradores anônimos e personalidades que costumam prestigiar a festa. Como acontece em quase todos os anos, os cantores Caetano, Maria Bethânia, e a escritora e poeta Mabel Velloso, irmãos mais famosos de Rodrigo, são esperados no evento.