Viagem
Carnaval de Maragojipe: Patrimônio Imaterial da Bahia
Com as famosas máscaras a festa mistura animação e tranquilidade
Com o tema “Super-herói da Folia”, o município de Maragojipe, distante 133 quilômetros de Salvador está pronta para receber seus visitantes e proporcionar a todos os foliões da cidade uma festa inesquecível, marcada pela animação e tranquilidade.
As fantasias diversificadas e coloridas têm em comum a máscara, um adereço indispensável para o Carnaval de Maragojipe que começa neste sábado (13) e acaba na terça-feira (13), num desfile de criatividade e empolgação.
Reconhecida desde 2009 como “Patrimônio Imaterial da Bahia” a festa valoriza as marchinhas de velhos carnavais em blocos animados pelas centenárias orquestras e charangas. A manifestação tem em sua composição uma diversidade de cores, gestos e práticas ímpares que transformam o evento, em um festejo diferenciado, remontando o verdadeiro carnaval de cunho popular.
“O Carnaval de Maragojipe traz a essência das festas carnavalescas, tendo inspiração festas similares que ocorriam na Europa no século XIX. É uma das referências culturais mais expressivas e populares do estado da Bahia, com forte predominância de fantasias de figuras folclóricas, como os antigos carnavais, com fortes influências das culturas africana e indígena, retrato do caldeirão cultural que é a cidade de Maragogipe”, garante Francisco Gomes, secretário de Turismo de Maragojipe.
Carnaval em Maragojipe e suas máscaras venezianas
A brincadeira de máscaras e fantasias são o símbolo principal do da cidade tem suas raízes nos Entrudos portugueses do século XVI, muito comparados ao Carnaval de Veneza, mas com a animação e alegria característicos do povo baiano. Através dessas fantasias, diversos turistas participam ativamente do festejo, interagindo com a população local, pintados ou não, muitas vezes até desfilando na tradicional passarela dos mascarados, disputando o concurso de máscaras que acontece durante todo o carnaval.