Nordeste
“O Sertão de João Machado” na Caixa Cultural Salvador
A exposição do fotógrafo baiano fica aberta ao público até 13 de maio
A exposição “O Sertão de João Machado” chega à Caixa Cultural Salvador com abertura na próxima terça-feira (6) e visitação do público a partir da quarta-feira (7) até dia 13 de maio, com entrada é gratuita.
Essa é a primeira vez que a exposição é realizada no Nordeste, com um toque especial de trazer de volta o trabalho onde foi feito. “O Sertão é minha pátria, minha origem! É uma grande satisfação mostrar um pouco do chão em que vivi na minha infância e saber que, ainda hoje, não me desprendo dessa realidade”, conta João Machado.
A exposição apresenta um recorte do trabalho desenvolvido pelo fotógrafo nos últimos 15 anos. As fotografias de João Machado retratam parte das suas vivências quando criança e as histórias contadas pelo pai romeiro. “Os símbolos, os detalhes, a composição de um sertão colorido, iluminado pela luz do dia ou da noite e até os ruídos parecem ser capturados pelas lentes do fotógrafo baiano, um dos grandes nomes da fotografia documental e autoral”, afirma Mônica Maia, curadora da exposição.
Sobre o fotógrafo João Machado
João Machado nasceu em Xique-Xique, na Bahia, no ano de 1969. Deixou sua terra natal aos 19 anos em busca de trabalho na cidade de São Paulo. Trabalhou na construção civil, como ajudante de pedreiro, quando comprou a primeira câmera fotográfica de um colega de trabalho. Buscou conhecimento em revistas especializadas e começou a fotografar em 1993. A curiosidade, determinação e persistência o transformaram no fotógrafo João Machado. Autodidata, teve como referência trabalhos publicados na extinta Revista Iris Foto.
Em 1997, João realizou o primeiro ensaio, intitulado “Olaria”, em Guarulhos, São Paulo, e, a partir de então, concentrou sua produção no sertão baiano, nas suas origens. Em 2002, encorajado pelas experiências de fé vividas na infância e pelas histórias contadas pelo pai, João partiu para Bom Jesus da Lapa (BA) e, desde então,fotografa anualmente os romeiros em Bom Jesus da Lapa, entre outras manifestações de fé. João não conheceu a cidade quando o seu pai era peregrino, mas busca todos os anos, no mês de agosto, a foto que não fez: o pai romeiro.
Em 2015, apresentou parte do seu trabalho numa exposição individual na Galeria Nikon e no ano anterior, participou da Mostra Futebol BR, ambos em São Paulo. Hoje, um dos grandes nomes da fotografia documental e autoral, João tem trabalhos publicados em veículos nacionais e no exterior.
SERVIÇO:
“O Sertão de João Machado”
Quando: Abertura terça-feira (6) Visitação: quarta (7) a 13 de maio8 (de terça a domingo). Das 09h às 18h
Onde: CAIXA Cultural Salvador – (Rua Carlos Gomes, 57 – Salvador/Ba)
Outras Informações: (71( 34214200
Entrada franca