Cultura
Novela “O Segundo Sol” e Direitos Autorais Musicais
O folhetim da Globo retrata um assunto de extrema importância para profissionais que vivem da música
Há um mês, o estilo musical axé music vem embalando as cenas da nova novela da Rede Globo, “Segundo Sol” e retratando um assunto de extrema importância para muitos profissionais que vivem da música: o direito autoral. Através do personagem Beto Falcão, interpretado pelo ator Emílio Dantas, a novela apresenta a história de um cantor que, após ser dado como morto começa a ter suas músicas mais executadas em shows, rádios, bares e outros locais e sua família se reestrutura financeiramente quando começa a receber mais direitos autorais, devido ao sucesso “póstumo”.
Destacar, em rede nacional, a importância do direito autoral é imprescindível para promover o desenvolvimento da cadeia produtiva da música e fazer com que a sociedade reconheça o valor do artista. A música é emoção, diversão e arte. Mas também é investimento, trabalho duro e negócio. Os compositores, intérpretes e músicos são profissionais que vivem do seu trabalho.
Uma curiosidade: a canção “Axé pelô”, responsável pelo sucesso de Beto Falcão, foi criada especialmente para o folhetim pelos autores Marquinhos Osócio e Rô Case.
Releituras de canções que marcaram época
“Segundo Sol” traz também clássicas canções do axé que fizeram sucesso na década de 90 e no início dos anos 2000, como “Mal Acostumada”, “Beleza Rara” e “Me Abraça”, que agora ressurgem nas vozes de novos intérpretes e que, muito provavelmente, despontarão nos rankings de execução pública nos próximos meses, como normalmente ocorre com as músicas que compõem as trilhas sonoras de novelas.
De acordo com estudos feitos pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), algumas das músicas inseridas na trilha da novela, nos últimos cinco anos, foram mais tocadas em shows e também nos segmentos de “Música ao Vivo”, “Carnaval” e “Rádios”.
“O Segundo Sol” música tema da novela tem mais de 30 regravações
“O Segundo Sol”, música de abertura da novela das nove da Globo, foi composta por Nando Reis e cadastrada no Ecad em 1999. A canção, que ficou marcada na voz de Cássia Eller, foi regravada pela banda BaianaSystem especialmente para o folhetim. De acordo com dados do Ecad, a obra já possui 37 versões cadastradas no seu banco de dados, sendo interpretadas por artistas como Elymar Santos, Moska e Detonautas.
Conforme estudo do Ecad, “O Segundo Sol” é a segunda obra que mais rendeu direitos autorais ao compositor nos últimos cinco anos, ficando atrás apenas da canção “Do seu lado”. Além das plataformas de streaming, a música foi mais tocada nos segmentos de “Rádios”, “Música ao Vivo” e “Shows”.