Cultura
Exposição celebra 30 anos de arte de Menelaw Sete
A mostra "Cor das Águas" reúne obras inéditas do artista no Museu Náutico da Bahia
Vai ser aberta na próxima terça-feira (17) às 19h00 no Museu Náutico da Bahia, a exposição “Cor das Águas”, que celebra os 30 anos de carreira do artista visual Menelaw Sete. Com curadoria de Jacy Lins, a mostra reúne 25 obras inéditas e criadas especialmente para essa exposição e um painel fotográfico onde estão registrados momentos marcantes na carreira do artista, como a visita do ex-presidente americano Bill Clinton ao seu ateliê e a citação do arquiteto Oscar Niemeyer sobre a obra do pintor baiano.
Menelaw pintando o sete pelo mundo
Ao longo de três décadas, o artista Menelaw Sete levou sua obra para mais de 50 exposições internacionais. Expôs na França, Holanda, Alemanha, Bélgica, Espanha, Portugal, Dinamarca, Inglaterra, Estados Unidos e, mais recentemente no Marrocos. Como artista transcultural, na Itália, gravou o filme documentário “Um Baiano Pirandelliano”, participou da Bienal de Veneza, obteve a criação de um catálogo contendo 250 páginas em quatro idiomas, realizou instalação artística no Monte Rosa e recebeu da Prefeitura e do Governo italiano uma homenagem conferida a poucos artistas estrangeiros; a Sala-Museu Menelaw Sete, no Complexo Monumental Santa Anna, em Sciacca, Sicília.
Homenagens na Bahia para Menelaw Sete
Sua terra natal também já rendeu homenagens ao artista concedendo-lhe a Comenda Tomé de Sousa. Alguns de seus trabalhos estão expostos no Consulado Brasileiro em Atlanta, no Museu de Antropologia de Frankfurt, na Alemanha e na Casa das Américas, em Bruxelas. Em 2010, com a obra Pulando Corda, adquiriu o Selo da Drouot, Paris, na renomada casa de leilão francesa. Em 2012 o artista recebeu o título de Professor Ilustre pela Escola Superior de Belas Artes de São Francisco, em Córdoba, na Argentina.
Atualmente, a convite do cineasta francês Pierre Meynadier, o artista está participa das gravações de um documentário que aborda a importância da diversidade cultural para o mundo.