Cultura
Exposição mistura arte indígena com tecnologia
A mostra ficará aberta ao público no Museu de Arte Moderna da Bahia
Vai ser aberta na próxima quinta-feira (2) às 18h00, no Museu de Arte Moderna da Bahia, a exposição “Arte Eletrônica Indígena: uma exposição interativa”. A mostra é resultado de um projeto da ONG Thydêwá através de um programa de vanguarda e inovação, que promoveu a produção colaborativa e cocriada entre artistas e povos indígenas de diferentes origens.
A mostra apresenta trabalhos cocriados entre indígenas brasileiros e artistas do Brasil, Reino Unido e Bolívia, selecionados através de edital para residências artísticas em nove comunidades indígenas da Bahia, Alagoas, Pernambuco e Sergipe.
A fica aberta ao público até 2 de setembro, sempre de terça a domingo, das 13h00 às 18h00, no MAM/Bahia, na Avenida Contorno. O projeto teve patrocínio da Oi e Estado da Bahia, com apoio do Oi Futuro e British Academy.
Sobre a AEI – Arte Eletrônica Indígena
AEI é uma iniciativa inovadora que envolve diversas expressões artísticas na Cultura Digital. É uma convocatória da ONG Thydêwá para experimentar, através da produção colaborativa e cocriada entre indígenas de diversas etnias e diversos artistas de reconhecida experiência no uso inventivo das tecnologias digitais, novas formas de expressão.
A Thydêwá faz a cogestão de 08 Pontos de Cultura Indígena –PCI, localizados no coração de 08 comunidades indígenas diferentes, quatro na Bahia, duas em Alagoas, uma em Sergipe e uma em Pernambuco. Esses PCIs funcionaram como Laboratórios e cada um deles recebeu convidados em Residência Artística.
Os processos e os produtos dessas vivencias de coprodução, entre indígenas e não indígenas, circularão em multiplex plataformas, abertos ao remix, a hibridação, a fusão e ao ainda não nomeado. As expressões geradas poderão se relacionar com a ciência e a tecnologia para além do artístico, retropotencializando todos os campos. O público desta ousadia será explicitamente convidado para interagir ativamente, expressando-se.
SERVIÇO
Arte Eletrônica Indígena: uma exposição interativa
Onde: Capela do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA)
Quando: De 2 de agosto a 2 de setembro, de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.