Gente

Designer Carol Barreto poderá integrar a Vogue Brasil

Movimento nesse sentido ganha corpo na internet

A estilista baiana Carol Barreto foi surpreendida por um movimento do Coletivo de Entidades Negras (CEN), instituição nacional do movimento negro brasileiro que criou um abaixo-assinado online sugerindo o seu nome como adequado para a diretoria da revista Vogue Brasil.

O movimento teve início após a saída da diretora de estilo Donata Meirelles, poucos dias depois da repercussão envolvendo sua festa de aniversário, dia 8 de fevereiro em Salvador, quando viralizou uma foto dela sentada em uma cadeira trono, usada por sacerdotes e sacerdotisas do Candomblé, cercada de mulheres negras vestidas de baianas. Internautas e personalidades do movimento social antiracista interpretaram as imagens como a representação de uma “Sinhá” com mucamas ao lado, remetendo ao período da escravidão.

“Agradeço às pessoas por considerarem meu nome como materialidade de um protesto, por me entenderem como aliada nesse campo, o que para mim é um reconhecimento especial do âmbito da minha existência que mais prezo: a criação sob a perspectiva feminista e antirracista, onde atuo há mais de dez anos como criadora, docente, pesquisadora e ativista”, declarou Carol Barreto em suas redes sociais.

Sobre a estilista Carol Barreto

Caroline Barreto de Lima é  Designer de Moda Autoral, Colunista da Revista RAÇA e Professora do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Nascida em Santo Amaro da Purificação, na Bahia, trabalha com a relação entre Moda e Ativismo Político, construindo um trabalho de visibilidade internacional nas passarelas de Dakar -SEN, Paris – FR, Luanda – AO e galerias de arte em Chicago – EUA, Toronto – CA, Nova York – EUA, Cidade do México – CDMX, Williamsburg – VA-EUA, Rio de Janeiro e Salvador -BR.

Membro de Colegiado do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade da Universidade Federal da Bahia, atrelada ao do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, órgão suplementar da UFBA.

Doutora pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade – PosCultura – IHAC – UFBA (2015), Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade UEFS (bolsista CAPES – 2008) e Especialista em Desenho UEFS (2007), possui graduação em Licenciatura em Letras com Inglês pela UEFS (2004). Integrante da linha de pesquisa Gênero, Cultura e Arte do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM/UFBA), tem experiência na área dos estudos de Gênero, Sexualidade, Relações étnico/raciais e Moda, atuando principalmente nos seguintes temas: aparência, cultura, gênero e suas interseccionalidades.

Desenvolve trabalhos relacionados aos processos de redesenho na moda, averiguando as relações entre a linguagem, moda, o vestuário e a construção dos caracteres do gênero e das identidades sexuais. É, ainda, colaboradora no programa de pós-graduação em Desenho, Cultura e Interatividade da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e graduada em Design de Moda da Unime.

Tags
Mostrar

Jorge Thadeu

Jornalista (DRT/Mtb 839) graduado pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA, com especialização em Edição de Texto pela UniGlobo/RJ. Experiência em Telejornalismo, Jornalismo Impresso, Webjornalismo, vivência na área de Comunicação Corporativa, Mídias Digitais, execução de projetos de Comunicação e Assessoria de Imprensa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


SA Agência Digital
Close