Moda e Beleza
Edição de 20 Anos consagra definitivamente DFB Festival
Evento de Moda cearense seconsolida como um dos maiores do mundo
A 20ª edição, o DFB Festival 2019 consagra definitivamente o evento como o maior da América Latina e o mais importante do gênero no Brasil. Em quatro dias, o encontro de moda autoral realizado no Ceará reuniu grandes nomes cultura brasileira e torno de uma programação que apresentou 36 desfiles, 4 balés, 18 shows, 60 expositores, 8 palestras, além de ativações de patrocinadores e parceiros. Ao todo, o DFB 2019 totalizou mais de 125 atividades gratuitas para o público em uma estrutura inédita de 27.000 metros quadrados, instalada no aterro da Praia de Iracema.
O regionalismo e os desfiles conceituais foram destaques nas mais diversas áreas e os desfiles inovaram com coleções especiais, performances e participações de figuras da música, cena pública, empreendedorismo e showbusiness.
Personalidades no Dragão Pensando Moda e premiação dos Novos Talentos
No sábado (18), o Dragão Pensando Moda (DPM), ciclo de formação promovido pelo Senac em parceria com o DFB, iniciou com uma palestra do sociólogo Fábio Mariano, que falou sobre o consumo masculino no novo milênio. Depois, ocorreu um diálogo aberto sobre o perfil do consumidor homem cearense, seguido de uma palestra do renomado estilista Mário Queiroz. Para finalizar os trabalhos realizados pelo DPM, ocorreu um diálogo aberto sobre design voltado às masculinidades.
O último dia do evento também foi marcada pela premiação do Concurso dos Novos, contemplando os alunos dos cursos de moda da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em primeiro lugar; da Universidade da Amazônia (Unama) em segundo lugar; e da Universidade de Fortaleza (Unifor). O projeto foi desenvolvido pelo festival para oferecer oportunidades e visibilidade aos novos talentos e estudantes de moda de todo o país. Foram mais de 150 trabalhos inscritos no programa, sendo apenas oito deles escolhidos. Neste sábado desfilaram UNIFOR, UTFPR, UFPI e Veiga de Almeida.
Reconhecimento em noite de homenagens
Durante o evento, o idealizador do DFB Festival 2019, Claudio Silveira, realizou uma solenidade de premiação para os homenageados do Troféu DFB Festival 20 anos. Na ocasião, foram prestigiadas pessoas e instituições que fizeram parte da história do maior evento de moda Autoral da América Latina.
Marcas consagradas e revelações no line up de desfiles
Foram destaques no line up de desfiles do último dia da 20ª edição do DFB 2019, as apresentações da Swiims, Baba, D’aura, Ronaldo Silveste, Flee e Silvânia de Deus. Baba apresentou a coleção No Meu Tempo, trazendo referências da cultura pop cearense, além de surpreender o público ao convidar o idealizador do DFB 2019, Cláudio Silveira, para desfilar. Encerrando o DFB, a passarela recebeu a obra de Silvânia de Deus, estilista que abriu o primeiro DFB em 1999.
Já na programação musical, quem abriu o Palco Sesc nesta última noite de evento foi a Paracuru Cia de Dança, seguido pelo grupo Nazirê. Como atração principal da noite, o Palco Sesc trouxe o cantor de MPB, Marcelo Jeneci, conhecido pelos sucessos “Pra Sonhar” e “Felicidade”. Já a música eletrônica dominou o Palco Cores, com shows de Two Folks, DJ Leandro Buenno e DJ Flair.