Moda e Beleza
Coleção BETRUE 2019 da Nike celebra diversidade
Peças ostentam as cores da bandeira idealizada pelo designer Gilbert Baker
Para celebrar o orgulho LGBT+ a Nike lança a coleção BETRUE 2019. Esse ano chega ao Brasil tênis, roupas, shoulder bag e meia. Todas as peças apresentam a bandeira de oito cores feita por Gilbert Baker e parte do lucro das vendas será revertido para a Casa 1.
A história das cores do Arco-Íris na Cultura LGBTQIA+
Em 1978, o ativista político e o designer Gilbert Baker criou duas bandeiras, pintadas e costuradas à mão, com oito faixas coloridas (rosa, vermelho, laranja, amarelo, verde, turquesa, azul e violeta) para serem um símbolo positivo que uniria gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros. O símbolo recebeu o nome de Pride Flag (bandeira do orgulho) e foi apresentado naquele mesmo ano em São Francisco.
A aceitação da bandeira junto à comunidade LGBT+ foi ótima e os organizadores da Parada do Orgulho de São Francisco determinaram que ela poderia ser um poderoso ícone para guiar todo o percurso do evento em 1979, com quatro cores de um lado da rua e quatro cores do outro.
O que cada cor representa
Rosa: Sexualidade, Vermelho: Vida, Laranja: Cura, Amarelo: Luz solar, Verde: Natureza, Turquesa: Magia, Azul: Serenidade, Violeta: Espírito
Com 10 mil dólares e 400 pedidos para produzi-las à mão, Baker começou o trabalho. Mas a empresa que o ajudava a confeccionar as bandeiras não conseguiu fabricar tecido rosa suficiente, e ele teve que retirar a cor. Para fazer uma divisão uniforme para o desfile, ele também removeu o turquesa.
40 anos depois, a bandeira de seis cores permanece o símbolo global da união da comunidade LGBTQIA+.
Para celebrar o impacto de Baker e relembrar o seu legado, a Nike em parceria com o Gilbert Baker Estate, trabalharam juntos para criar a coleção BETRUE de 2019. Pela primeira vez toda a coleção, com tênis, roupas e acessórios, apresenta a bandeira original de oito cores, além de outros toques e símbolos de orgulho.
Veja algumas peças