Cultura
2º Banquetaço-Bahia distribui refeições em Salvador
Movimento alerta para a alimentação saudável e orgânica, livre de agrotóxicos.
Quinhentas refeições devem ser distribuídas no próximo dia 16 de outubro, Dia da Alimentação, na segunda edição do Banquetaço Bahia a partir das 13h no Pelourinho, em Salvador. A comida saudável a ser oferecida vem da agrobiodiversidade, doada por agricultores e comerciantes. O movimento apartidário tem a participação da sociedade civil, movimentos sociais, organizações, coletivos e profissionais que defendem a segurança alimentar e nutricional.
O Banquetaço é nacional e une-se aos outros movimentos que denunciam a desestruturação da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no país. A atividade no Pelourinho pretende estimular o debate sobre a volta da fome e mobilizar a população para a Conferência Nacional, Popular, Autônoma por Direitos, Democracia e Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada em 2020.
O 1º Banquetaço-BA foi realizado em Salvador durante o Carnaval no Porto da Barra, no endereço onde funcionou a Casa Mídia Ninja, quando foram servidas centenas de refeições. A atividade foi em defesa do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, CONSEA, extinto pelo governo federal.
A fome voltou a existir para milhões de brasileiros e a indústria dos agrotóxicos quer a permissão para colocar mais produtos no mercado que prejudicam a saúde das pessoas.
Enquanto o agronegócio investe em monoculturas, os movimentos pela desconcentração de terras e agricultura familiar são criminalizados, garantem os organizadores do evento