Cultura
Jayme Fygura expõe na Virada Sustentável Salvador
O artista visual apresenta a mostra "Exus" no Museu de Arte da Bahia
O artista plástico Jayme Fygura, há mais de 27 anos uma das personalidades mais marcantes das ruas de Salvador, conhecido pelos trajes escuros, que lembram uma armadura e o rosto sempre encoberto por uma máscara, apresenta a exposição “EXUS” durante a Virada Sustentável Salvador que acontece a partir desta sexta-feira (8) e se estende até domingo (10) em diferentes pontos de Cultura da capital baiana.
As obras inéditas, criadas em placas de aço galvanizado especialmente para o Festival, traz sete máscaras de Exu, o Orixá da comunicação, da paciência, da ordem e da disciplina. Além do trabalho de Jayme Fygura, a mostra contempla fotografias e vídeos de Marisa Vianna, que revelam um pouco do processo criativo do artista. A exposição será aberta na sexta-feira 16h e fica em cartaz no Museu de Arte da Bahia – MAB, com visitação gratuita e horário especial de funcionamento, estendido ao turno da manhã.
“Eu tive a liberdade de criar o que quisesse. Então, tô fazendo aquilo que vem na minha visão sobre as cabeças de Exu, que são guerreiros do passado. E são, justamente, os modelos que eu gostaria de usar e sair por aí, mas não posso por conta das cinco costelas quebradas”, contou Jayme, que foi atropelado em 2016. “Eu fiz como objeto de arte, em tamanho bem maior e mais pesado, para usar como uma obra em qualquer local. Nesse formato, dá pra eu ultrapassar os limites e trabalhar mais os processos da imagem”, explicou.
SERVIÇO
Quando: sexta-feira (08), das 16h às 19h – sábado e domingo (09 e 10), das 10h às 18h
Onde: Museu de Arte da Bahia – MAB ( Av. Sete de Setembro, 2340 – Corredor da Vitória)