Moda e Beleza

Inovação na indústria da moda no cenário pós Pandemia

Como o marketing digital, branding e inovação são peças chaves para a retomada dos negócios

As mudanças de comportamento que a pandemia do novo Coronavírus e o isolamento social trouxeram à realidade é pauta em todos os setores. E com essa nova realidade, a indústria da moda, por sua natureza mais vulnerável, é uma das mais afetadas. Segundo dados do Infomoney, referente ao final do mês de março deste ano, a indústria têxtil teve uma queda de 91%. Isso se deve ao fechamento do comércio de serviços não essenciais e à crise econômica causada pelo desemprego e pela paralisação da atividade de produção.

No mercado da moda há 15 anos, o especialista em marketing e branding, D.J. Castro já colaborou com marcas conhecidas como Beagle, Von der Volke, Dudalina e entre outras. Ele analisa que, ao mesmo tempo em que a indústria da moda é uma das primeiras a serem afetadas, é também uma das que mais tem chances de se reinventar e responder rápido ao “novo normal”. “Por mais que não sabemos a duração da pandemia, saber lidar com esse momento e enxergar as inúmeras possibilidades com a crise imposta por ela, é essencial. Oportunidades virão, e agarrá-las para inovar no setor é imprescindível”, apronta Castro.

Etapas da crise

Segundo a Fundação Instituto de Administração (FIA), em nível macroeconômico, a crise econômica provocada pela Covid-19 se divide em quatro etapas: recolhimento, replanejamento, retomada e sustentação de empresas. Mas o que chama atenção de muitas pessoas, empreendedores, gestores e stakeholders é o crescimento significativo de alguns segmentos, e a criação de novas empresas, principalmente, no cenário da moda.

Os conceitos de inovação, destruição criativa e geração de valor foram usados por empresas de forma inteligente para criar novos espaços, conquistar mercados e novos negócios em plena crise. “Os consumidores são a chave de toda mudança. A forma como consumimos é o que vai definir o novo formato da moda, a população é que mudará a cultura do consumo”, conta Castro.

 

Inovação é a chave para combater a crise

D.J Castro conta que as marcas que tem tido mais sucesso nesses tempos complexos são as que tem por trás uma cultura de inovação. “Muito mais do que ter um setor de inovação, a cultura é fundamental para construir um ambiente favorável ao desenvolvimento de ideias e a criação de novas propostas de valor para o mercado. As empresas que tem a cultura inovadora sempre conseguem sair na frente e reagir com mais rapidez às mudanças de mercado”.

Hoje é preciso entender que as empresas que desejam passar por esse momento precisam seguir novos parâmetros, e que um “novo normal” virá. “Para muitas empresas esse novo normal significará o desaparecimento. Quando um setor tem um choque de demanda e os consumidores não podem mais consumi-lo, infelizmente é preciso se reinventar e buscar novas formas de existir, e isso se chama inovação”, explica.

Para Castro, as empresas que inovarem, entrarem para o online e planejarem, irão sair na frente. “São essas empresas que conseguem unir as pessoas para repensar as estratégias, reconfigurar os recursos, se reconectar com o público para gerar novos negócios, mesmo na crise. Para atender as mudanças de comportamento dos consumidores e suas novas necessidades, é necessário inovar em produtos e serviços, criar novos processos, desenvolver novos mercados e repensar os modelos de negócios”, conclui Castro.

Sobre D.J. Castro

Especialista há 15 anos no setor da moda, Castro é graduado em Propaganda e Marketing pela ESPM de São Paulo. Pós-Graduação em Design pela Escola de Belas Artes de São Paulo. MBA em Negócios da Moda pelo IBMODA-SC e tem especialidade em Gestão de Negócios e Marketing pela Fundação Dom Cabral.
D.J. Castro é sócio-proprietário da Nexia Branding – empresa de consultoria estratégica focada na criação, construção e transformação de marcas – na qual atua como consultor de gestão de marcas e marketing estratégico. A Nexia Branding foi fundada em 2012 com a proposta de unir gestão estratégica de marcas e marketing para gerar inovação e transformar negócios. A empresa já desenvolveu projetos para marcas como Decanter, Cerveja Blumenau, HBSIS, Grupo Unite, Beagle, Von der Volke, entre outros.

Desenvolveu projetos de marketing e campanhas de comunicação para marcas de atuação nacional como Natura, Estadão, Americanas.com, Unibanco, Bradesco Seguros, Telemig Celular, Amazônia Celular, Audi, entre outras.

Tags
Mostrar

Jorge Thadeu

Jornalista (DRT/Mtb 839) graduado pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA, com especialização em Edição de Texto pela UniGlobo/RJ. Experiência em Telejornalismo, Jornalismo Impresso, Webjornalismo, vivência na área de Comunicação Corporativa, Mídias Digitais, execução de projetos de Comunicação e Assessoria de Imprensa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


SA Agência Digital
Close