Moda e Beleza
Pierre Cardin morre aos 98 anos na França
Estilista ajudou a popularizar o estilo unissex e introduzir grandes tendências na moda
Morreu nesta terça-feira (29) no hospital americano Neuilly-sur-Seine, nas proximidades de Paris, o estilista francês Pierre Cardin, de causa não revelada, aos 98 anos.
Vanguardista, Pierre Cardin foi um dos responsáveis pela retomada da alta costura na França pós-guerra e ícone do “prêt-à-porter”. Também introduziu grandes tendências na moda, como as coleções exclusivamente masculinas e as peças unissex.
Cardin também foi pioneiro nas licenças no mundo da moda, o que permitiu a internacionalização de seu trabalho. Com sede na França, sua grife se tornou muito popular na Ásia e nos Estados Unidos. Além da moda, o estilista tinha negócios de hotelaria, perfumaria e restaurantes, que fazia questão de administrar.
Futurista e visionário Pierre Cardin
Pierre Cardin foi pioneiro nos anos 1960. Foi nesse ano que o criador, nascido na Itália, se tornou o primeiro estilista lançar moda uma coleção masculina. Na mesma década, disposto a democratizar o acesso à moda, enfrentou críticas ao oferecer peças para uma loja de departamento.
O estilista foi responsável foi o responsável por criar uma ponte entre a moda europeia e a oriental. Primeiro introduziu uma modelo japonesa em seus desfiles parisienses, novidade na moda europeia. Depois, em 1979, realizou o primeiro desfile de moda de um estilista ocidental em Pequim.
Fascinado pelo futurismo, apostava em formas esculturais, geométricas e abstratas. Assim, passou a adotar peças unissex. Também inovou nos materiais, com roupas feitas de vinil e peles falsas.