Cultura
A arte irônica e irreverente de Pedro Moraleida em São Paulo
Retrospectiva do artista mineiro reúne desenhos e pinturas
O mais intrigante artista de sua geração. Uma história marcada pela produção compulsiva e cheia de significados. Um trágico fim disfarçado na inalcançável liberdade. A breve e contundente história do artista mineiro Pedro Moraleida (1977-1999) deixou como legado um considerável conjunto de obras que chamam atenção por sua singularidade, coerência, vigor e coragem de enfrentar a apatia dominante à sua volta. Nas artes, inclusive. Parte desse valioso acervo poderá ser visto na mostra Fluxos Plenos de Desejo, com curadoria de Ricardo Resende, de 2 de abril a 26 de maio, na Janaina Torres Galeria, em São Paulo.
Entregue a mergulhos em universos muito próprios, só dele, o jovem Moraleida ousou ignorar tendências, com a coragem de quem corta a própria carne para expor medos, desejos e sonhos, determinado a se envolver com tudo aquilo que existe e perturba, dentro e fora de si. Bem como se espera de um enfant terrible, um artista romântico pleno – e incontrolável. E é assim que o mundo herda um acervo reconhecido por suas dimensões, diversidade e poder de provocar as mais variadas reações.
Muitas vezes irônica e irreverente; sempre corajosa e intensa, a obra de Moraleida surpreende, provoca e incomoda, mas não só. “Nesta seleção, além de obras conhecidas, polêmicas, incluímos também alguns trabalhos pouco vistos, revelando outras características da sua produção, como uma série de paisagens que, mesmo sendo paisagens, mantêm seu traço visceral”, anuncia o curador Ricardo Resende.
Fluxos Plenos de Desejo em São Paulo
A mostra apresenta 25 pinturas, 61 desenhos e 16 desenhos/pinturas de um criador arredio às regras, livre e experimental, combinando formatos, técnicas e materiais. Um recorte que representa a potência de suas obras visuais (para além dos textos e arquivos sonoros), em sua maior parte sobre papel. Trata-se de uma seleção expressiva, dentro de um universo de 1.900 peças (1.450 desenhos e 150 pinturas) deixados pelo jovem artista. Moraleida abraçou a tradição clássica da pintura e do desenho em um momento – os anos 90 – em que essas linguagens eram desacreditadas e preteridas frente a uma explosão de performances, vídeos e instalações, sob domínio da arte conceitual.
Algumas obras da exposição de Pedro Moraleida
Serviço
Fluxos Plenos de Desejo
Artista: Pedro Moraleida
Curador: Ricardo Resende
Local: Janaina Torres Galeria
Abertura: sábado, 2 de abril, em horário especial das 11h às 17h, com visita guiada pelo curador às 16h
Período expositivo: até 26 de maio de 2022
Horário: de terça a sexta, das 10h às 18h. Sábados, das 10h às 17h
Endereço: Rua Vitorino Carmilo, 427, Barra Funda, São Paulo
Informações para o público: (11) 4240-2298 | (11) 11 93312-6253 (WhatsApp)