Gente
Velejador Aleixo Belov desembarca em Salvador após expedição pelo mar congelado do Ártico
Expedição teve início em 5 de fevereiro em uma aventura cheia de desafios
Depois de passar pouco mais de nove meses em expedição pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Ártico, o velejador Aleixo Belov, 79 anos, chegou em Salvador neste sábado (12). Junto com sua tripulação, ele percorreu mais de 20 mil milhas náuticas a bordo do veleiro Fraternidade.
A expedição de Belov teve início em 5 de fevereiro no mesmo ponto da chegada, a capital baiana. A embarcação atracou às 10h no cais do 2° Distrito Naval da Marinha do Brasil, no bairro do Comércio.
O cais em Salvador é o mesmo da usado por Belov para as partidas e chegadas em outras viagens continentais. Ele tem em seu currículo a experiência de quem deu seis voltas ao redor do mundo,sendo que em três ocasiões esteve sozinho na empreitada. Com ele, a tripulação formada pela oceanógrafa Larissa Nogueira, o fotógrafo Leonardo Papini e a estudante Ellen Brito, além do mecânico Hermann Brinker e do engenheiro civil Maurício Pitangueiras. Juntos, percorreram 20 mil milhas náuticas.
Uma viagem com desafios e muitos ventos fortes
O trecho é considerado extremamente difícil para a navegação. “Foi um grande desafio, mas conseguimos vencer. Por isso, estamos muito felizes de estarmos de volta a Salvador após realizar este sonho de atravessar o Ártico”, afirmou Belov.
No retorno, o comandante de 79 anos foi recebido pelas bandas Didá e da Marinha, que animaram o público presente formado por familiares, amigos e admiradores. Autoridades da Marinha também marcaram presença.