Moda e Beleza
Calendário Pirelli de 2023 apresenta as musas de Emma Summerton
Fotógrafa australiana realizou seus ensaios entre Londres e Nova York
Apresentado nesta sexta-feira (19), em Milão, no Museu de Arte Contemporânea Pirelli HangarBicocca, o Calendário Pirelli de 2023 assinado por Emma Summerton.
A 49ª edição do The Cal™ foi dedicada pela fotógrafa australiana às suas musas, ou seja, às muitas mulheres que, em sua busca pela inspiração, a guiaram pelos caminhos e escolhas como artista e como pessoa.
“Para o Calendário eu quis voltar à raiz etimológica da palavra musa. Na origem, a Musa não representava apenas a fonte de inspiração, mas também todos aqueles que possuíam talento na literatura, ciências e artes”, explica Emma Summerton afirmando “estar fascinada por mulheres que fazem coisas extraordinárias e criativas, mulheres que me inspiraram ao longo da minha carreira e da minha vida, começando pela minha mãe. Pessoas com quem aprendi muito: escritoras, fotógrafas, poetisas, atrizes e cineastas. Minha ideia foi, portanto, celebrar essas mulheres incríveis e criar um mundo onde representá-las.”
O Calendário Pirelli 2023 reúne 28 fotos de 14 modelos clicadas com o estilo onírico que distingue o trabalho de Emma Summerton. A escolha delas não aconteceu por acaso. Cada uma delas, na verdade, tem afinidades com a Musa que deve encarnar durante as sessões de fotos realizadas nos estúdios de Londres e Nova York nos meses de junho e julho. “Nas minhas fotos, a fronteira entre as personagens que as modelos encarnam, e o que elas realmente são, não está definida e tudo se mistura em imagens que relembram o realismo mágico”, explica a fotógrafa.
Assim, por exemplo, temos Guinevere Van Seenus, que além de ser uma supermodelo também é fotógrafa; Lauren Wasser, modelo, mas também atleta; Ashley Graham, que no Calendário encarna a Ativista, e é conhecida pelo seu respaldo à positividade corporal; Precious Lee, a Contadora de Histórias, que ama escrever roteiros e histórias.