Cultura
Alceu lota Theatro Municipal do Rio com “Valencianas”
Concerto do cantor pernambucano é acompanhado pela Orquestra Ouro Preto
A Orquestra Ouro Preto com regência do maestro Rodrigo Toffolo e o cantor e compositor Alceu Valença apresentaram na noite desta quarta-feira (23), com ingressos esgotados no Theatro Municipal do Rio de Janeiro o concerto “Valencianas”.
O espetáculo apresenta um recorte na biografia musical de Alceu Valença, que em 2012, ao completar 40 anos de carreira, teve, pela primeira vez, suas canções adaptadas para a música de concerto pela Orquestra Ouro Preto. Em 2015, o espetáculo foi consagrado com o Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira.
A universalidade artística de Alceu Valença
“Valencianas” tem arranjos assinados pelo violinista paraibano Mateus Freire, que teve o cuidado de preservar e não descaracterizar a essência da obra de Alceu, com seu compromisso permanente com a cultura popular nordestina. Mais que propor o diálogo entre a música erudita e a canção popular, “Valencianas” procura demonstrar a universalidade artística do pernambucano Alceu Valença e a diversidade de sua obra. “O espetáculo é grandioso e busca evidenciar a maestria do cantor e a nordestinidade inerente à sua obra, capítulo fundamental na história da música de nosso país, que contribuiu, inclusive, para a ideia de música popular brasileira que temos hoje”, afirma o maestro Rodrigo Toffolo.
“Num mundo dominado pela indústria do entretenimento, onde tudo é dinheiro e há pouco sentimento, a música de concerto é uma forma de transcendência. Este projeto representa uma nova vertente na minha carreira”, celebra Alceu Valença.