Cultura
Alcione lota o Theatro Municipal do Rio e comemora 50 anos de carreira
O show será transformado em audiovisual comemorativo das Bodas de Ouro da artista maranhense
O Theatro Municipal do Rio de Janeiro abriu as portas no último domingo (5) para celebrar os 50 anos de carreira de Alcione, uma das mais populares artistas brasileiras. A Marrom escolheu o templo máximo da cultura carioca para gravar um projeto audiovisual que marca as bodas de ouro de uma careira vitoriosa.
Cantando músicas que transitam desde o samba que a caracteriza à música popular francesa, ao complexo tango argentino e à Estação Primeira de Mangueira. Com o Theatro Municipal lotado, Alcione cantou seus maiores sucessos tendo um coro de mais de 2.000 vozes de apaixonados. A apresentação registrada no principal palco carioca será, mais tarde, transformada num produto audiovisual e é apenas uma parte da série comemorativa ao cinquentenário de trajetória profissional da cantora. Além deste projeto, haverá shows pelo Brasil e pelo exterior. A turnê terá um roteiro especial em terras portuguesas passando em cidades como Lisboa, Porto, Águeda e Funchal, além de uma apresentação especialíssima em Londres. Embora esteja com previsão de lançamento para breve, incluídos aí a plataforma e o formato, o show comemorativo montado no Municipal fará companhia a um outro projeto audiovisual, já lançado: “O Samba é Primo do Jazz“, mini biografia que apresenta a trajetória de Alcione desde sua saída de São Luís ao tempo presente.
Também tendo como objetivo celebrar a biografia da cantora de “Estranha Loucura“, Miguel Falabella dirigirá o espetáculo “Marrom, o Musical“, escrito por Jô Santana, e com estreia prevista para agosto, em São Paulo. Forma de privilegiar o estado natal da homenageada, a seleção de artistas começou, justamente no Maranhão.
Além de todas essas homenagens, o Governo do Estado do Rio de Janeiro criou uma comenda exclusiva para a cantora: A Medalha Alcione, que visa conferir o grau máximo do mérito cultural do Estado e será entregue à personalidades da Cultura no dia do aniversário da artista, 21 de novembro.