Gente
Alcione vai dar nome à Medalha de Mérito Cultural do Rio de Janeiro
Projeto será sancionado na próxima semana pelo governador Cláudio Castro
A cantora maranhense Alcione, grande artista brasileira, ficará eternizada na cultura fluminense. O governador Cláudio Castro assina semana que vem decreto criando a Medalha de Mérito Cultural Alcione. Vai homenagear o samba no Estado do Rio de Janeiro, sempre em 21 de novembro, aniversário da cantora, como parte das comemorações pelo mês da Consciência Negra.
50 anos de carreira e homenagens pelo mundo
Essa não é a primeira grande homenagem que uma das mais notórias sambistas do país já mereceu. Alcione já conquistou prêmios de grande honraria como “O Pensador de Marfim” concedido pelo governo de Angola, “Diplôme de Médaille D’or”, concedido pela Société Académique de Arts, Sciences et Lettres de Paris,“Extraordinary Contribution to Brazilian Culture and Positive Image”, concedida no 9TH Annual Brazilian International Press Award, na Flórida (EUA), “Personalidade Negra das Artes”, concedido pelo Conselho Internacional de Mulheres e
“A Voz da América Latina”, concedida pela ONU.
Alcione, que este ano comemora 50 anos de carreira, contabiliza mais de 8 milhões de discos vendidos em todo o mundo, 30 álbuns de estúdio, 9 álbuns ao vivo e 7 compilações, com os quais a cantora vem conquistando diversas gerações.