Gente
Alice Ruiz será curadora da Festa Literária da Praia do Forte
A Flipf acontece de 02 a 05 de maio, em Mata de São João
A escritora e poeta paranaense Alice Ruiz será a curadora convidada da primeira edição da Festa Literária internacional da Praia do Forte, que acontece de 02 a 05 de maio, em Mata de São João, Litoral Norte da Bahia. A Flipf, que reunirá autores consagrados e novos talentos da literatura local, nacional e internacional tem na programação lançamentos de livros, slams e saraus, apresentações artísticas, performances, projeção mapeada, feira de livros, feira de impressos, oficinas e contações de histórias. O projeto é uma realização da Trevo Produções e da Gabiroba Cultural.
Sobre Alice Ruiz
Poeta e haikaista, Alice Ruiz nasceu em Curitiba, em 22 de janeiro de 1946. Começou a escrever contos com 9 anos de idade, e versos aos 16. Aos 26 anos publicou pela primeira vez seus poemas em revistas e jornais culturais. Lançou seu primeiro livro aos 34 anos. Alice publicou, até agora, 21 livros, entre poesia, traduções e uma história infantil. Compõe letras desde os 26 anos e tem diversas canções gravadas por parceiros e intérpretes. Lançou, em 2005, seu primeiro CD, o “Paralelas”, em parceria com Alzira Espíndola, pela Duncan Discos, com as participações especiais de Zélia Duncan e Arnaldo Antunes.
Antes da publicação de seu primeiro livro, “Navalhanaliga”, em dezembro de 1980, já havia escrito textos feministas, no início dos anos 1970 e editado algumas revistas, além de textos publicitários e roteiros de histórias em quadrinhos. Alguns de seus primeiros poemas foram publicados somente em 1984, quando lançou “Pelos Pêlos” pela Brasiliense. Já ganhou vários prêmios, incluindo o Jabuti de Poesia, de 1989, pelo livro “Vice Versos” e o Jabuti de Poesia, de 2009, pelo livro “Dois em Um”.
A escritora paranaense já participou do projeto Arte Postal, pela Arte Pau Brasil; da Exposição Transcriar – Poemas em Vídeo Texto, no III Encontro de Semiótica, em 1985, SP; do Poesia em Out-Door, Arte na Rua II, SP, em 1984; Poesia em Out-Door, 100 anos da Av. Paulista, em 1991; da XVII Bienal, arte em Vídeo Texto e também integrou o júri de 8 encontros nacionais de haikai, em São Paulo. Alice Ruiz Tem poemas traduzidos e publicados em antologias nos Estados Unidos, Bélgica, México, Argentina, Espanha e Irlanda, tendo sido também convidada como palestrante na Bienal de Lenguas da América no México e na Europalia Brasil, em Bruxelas.