Viagem

O espetáculo das Baleias no Sul da Bahia

Cerca de 15 mil Baleias Jubarte se concentram na região de Abrolhos

Baleias Jubarte, de até 16 metros de comprimento e 35 toneladas, saltando para fora d’água em um show se repete todo ano a partir do mês de julho, especialmente nos arredores do arquipélago de Abrolhos, na Bahia.

Até novembro, aproximadamente 15 mil baleias estacionam no mar quentinho próximo ao litoral Sul da Bahia e Norte do Espírito Santo, para escapar do frio, acasalar e parir os filhotes na região conhecida como Costa das Baleias.

Para curtir o famoso “whale watching” (contemplação das baleias) no Brasil, um dos lugares mais recomendados é o Arquipélago de Abrolhos, Parque Nacional Marinho composto por cinco ilhas inabitadas e afastado cerca de 70 quilômetros da costa. Ali fica o maior berçário das baleias Jubarte no país. No Brasil esta modalidade vem crescendo muito graças às peculiaridades de nosso litoral que além de ser extenso apresenta formidáveis oportunidades de visualização do mar para este esporte.

Para avistar as Baleias Jubarte no Sul da Bahia

Para visitar o Parque, é necessário acordar cedo e incluir na mochila protetor solar, roupa de banho, toalha e chapéu. As embarcações saem da cidade de Caravelas, a 260 km de Porto Seguro, por volta das oito da manhã. A partir de uma hora de navegação em direção ao arquipélago, já começam a aparecer as primeiras baleias num belo espetáculo da natureza. Elas emergem do mar, soltam água pela parte dorsal e, quando estão em dupla ou em grupos, o visitante pode até ter a impressão de estar assistindo a um número de nado sincronizado.

Conhecida como a segunda melhor região de água salgada para a prática do mergulho no Brasil, Abrolhos tem águas claras e muitas espécies de corais no fundo do mar. O arquipélago é composto por cinco ilhas, mas apenas uma pode ser visitada. Os turistas desembarcam na Siriba, acompanhados de um guia do ICMbio (Ibama), e escutam atentamente às explicações sobre a fauna e flora da região preservada. Os pássaros atobás brancos e marrons são as celebridades da ilha, clicadas por quem faz a mini-trilha guiada de apresentação. Além da Siriba, Abrolhos também abriga a Ilha de Santa Bárbara, onde moram oficiais da Marinha brasileira, Ilha Redonda, Ilha Sueste e Ilha Guarita, além de quatro navios naufragados, que se transformaram em atrações exploradas pelos mergulhadores profissionais.

Além de Abrolhos, a Praia do Forte e a região de Prado também oferecem passeios para a observação de baleias.

foto Lúcio Távora
Visitantes fotografam as Baleias Jubarte bem de perto, em Abrolhos

Como chegar a Abrolhos

As embarcações para Abrolhos partem da cidade de Caravelas, que fica a cerca de 260 quilômetros de Porto Seguro, por volta das 8h e retornam no final da tarde. O trajeto de 70 quilômetros até o arquipélago dura por volta de duas horas e meia em lancha rápida ou catamarã.
Agências em Caravelas oferecem o passeio diário de barco até Abrolhos, que custa entre R$ 220 e R$ 250 e inclui lanche e as taxas de entrada no Parque Nacional Marinho. De junho a novembro, os passeios têm um atrativo a mais: a atividade de observação de baleias no trajeto de ida e volta. As lanchas comportam de dez a 15 pessoas e os catamarãs têm capacidade para 18 e 25 pessoas. Em alguns trechos da viagem, os barcos reduzem a velocidade para que os turistas possam tirar fotos e apreciar as baleias Jubarte nadando e pulando.

O turista pode optar por se hospedar em um dos hotéis ou pousadas de Caravelas ou em alguma das cidades próximas, como Alcobaça ou Prado. Além disso, para quem gosta do balanço do mar, há embarcações que oferecem pacotes para dormir a bordo.

Tags
Mostrar

Jorge Thadeu

Jornalista (DRT/Mtb 839) graduado pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA, com especialização em Edição de Texto pela UniGlobo/RJ. Experiência em Telejornalismo, Jornalismo Impresso, Webjornalismo, vivência na área de Comunicação Corporativa, Mídias Digitais, execução de projetos de Comunicação e Assessoria de Imprensa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Close

SA Agência Digital
Close