Cultura
Caetano Veloso comemora 80 anos e canta para o Brasil
Caetano se apresenta em live com os filhos e a irmã Maria Bethânia
Caetano Veloso completa 80 anos neste domingo (7) e vai comemorar a data especial com uma live com os filhos Moreno, Zeca e Tom, além da irmã Maria Bethânia. O especial “Caetano 80 anos” será transmitido pelo Globoplay e Multishow, a partir de 20h30. Um trecho também será exibido no “Fantástico“.
Ele define a comemoração como “familiar” e do jeito que queria. “Estamos ensaiando em casa, mas vamos para um palco grande. Temos e não temos o direito de errar acordes, versos, notas”.
O repertório ainda é surpresa, mas podemos torcer para ele tocar sucessos como “Odara”, “Você é Linda”, “Você Não Me Ensinou a Te Esquecer”, “Abraçaço”, “Não Enche”, “Tropicália”, “Desde Que O Samba É Samba”, “Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos” e tantos outros hinos. Claro que não podem faltar várias surpresinhas.
E quem apresenta a live é a cantora Iza. O show, batizado de “Especial Caetano Veloso 80 anos”, foi gravado na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro e teve direção artística de Pedro Secchin.
Além de celebrar seu aniversário, Caetano aproveita a apresentação para pedir ajuda para a TV Pelourinho, instituição que atua na formação de jovens para o mercado audiovisual. Para contribuir com essa causa, é só clicar aqui e doar qualquer valor.
O menestrel Caetano, baiano de Santo Amaro da Purificação
Uma das vozes mais amadas e revolucionárias da MPB, Caetano viu sua carreira explodir na década de 1960, quando participou dos grandes festivais de música brasileira. Ele foi apresentado ao mundo por sua irmã Maria Bethânia, que já era conhecida no cenário musical nacional.
E, ao lado de feras como Gilberto Gil, Os Mutantes, Gal Costa, Tom Zé e Torquato Neto, foi um dos grades representantes do movimento cultural vanguardista do final dos anos de 1960 conhecido como Tropicália.
Ao longo de toda essa brilhante carreira, Caetano lançou mais de 40 discos, entre trabalhos de estúdio, ao vivo e álbuns gravados em parceria com outras feras como Gilberto Gil, Chico Buarque, Maria Bethânia, Ivete Sangalo, Jorge Mautner e Maria Gadú. O baiano de Santo Amaro tem trabalhos ainda na literatura e no cinema.