Viagem
Chapada Diamantina: Um tesouro do Brasil no coração da Bahia
O que conhecer em um dos principais destinos de ecoturismo do país
Um paraíso a perder de vista no coração da Bahia. São mais de 40 mil km² de uma exuberante beleza natural onde não faltam trilhas, montanhas, cachoeiras, cânions, grutas, entre outros cenários deslumbrantes com espécies raras da fauna e da flora, que fazem do Parque Nacional da Chapada Diamantina um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil.
Tudo isso pode ser desfrutado com uma bem preparada estrutura para o turismo, onde há bons hotéis e restaurantes para todos os gostos e bolsos.
Muitos usam a cidade de Lençois como a base de apoio para visitas a outras localidades como o Vale do Capão, Igatu, Ibicoara, Andaraí, Mugugê, Palmeiras e o encantador Vale do Paty.
Mas, a escolha de onde se hospedar depende do interesse de cada visitante. Lençóis possui a maior quantidade de hospedagens da Chapada e também as mais confortáveis. Os quartos com as melhores vistas estão nas pousadas do Vale do Capão. Nas demais localidades a maioria dos hotéis prima pela simplicidade.
É fundamental ter a companhia de um guia para a maioria dos passeios. A sinalização, nas estradas e trilhas, não costuma ajudar. Você pode contratá-los nas agências de cada destino. Em muitos lugares o ideal é circular a pé curtindo cada recanto.
Não dá pra visitar a Chapada Diamantina e não conhecer o Morro do Pai Inácio, as grutas Torrinha, Pratinha, Lapa Doce, com muitas formações geológicas, algumas únicas no planeta, em Lençois. O Poço Azul e a Fazenda Marimbus, em Andaraí. Poço Encantado, em Itaetê. Cemitério Bizantino, Museu Vivo do Garimpo, em Mucugê e as cachoeiras da Fumaça, do Riachinho e Poço das Cobras, no Vale do Capão. Muitas dessas atrações estão distantes das vilas e é preciso ter carro para chegar a elas. Prepare o fôlego, já que para alcançar alguns picos vai exigir caminhadas longas, em terrenos íngremes e cheios de pedras.
Não podem faltar na mochila botas ou tênis para trekking. Em algumas trilhas é recomendável usar calça. Para garantir o lanche leve água, frutas e sanduíches naturais. Não esqueça também do chapéu (ou boné), repelente e protetor solar. Muito importante: Tenha dinheiro suficiente para toda a estadia na Chapada. Boa parte dos lugares não aceita cartões e os que aceitam muitas vezes ficam sem sinal.
O Parque Nacional da Chapada Diamantina é o destino certo para quem busca paz e tranquilidade ou para quem está atrás de história e aventura.