Gente

Clarindo Silva celebra 80 anos em noites de autógrafos

"memórias da Cantina da Lua" e Conversa de Buzú" ganham novas edições

Na próxima quarta-feira (16), Clarindo Silva completa 80 anos. As celebrações começam um dia antes, quando ele faz sessão de autógrafos para o lançamento da sexta edição do livro “Memórias da Cantina da Lua” a partir das 17h, na Livraria Sebo das Galáxias, no Espaço Metha Glauber Rocha, na Praça Castro Alves.

Memórias da Cantina da Lua” reúne relatos de experiências marcantes vividas pelo autor com personalidades da sociedade baiana em seu restaurante no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador. Nas 156 páginas que compõem a obra, Clarindo Silva apresenta um conjunto de textos que garante ao leitor uma prazerosa imersão em episódios que marcaram a vida deste importante reduto cultural, ao longo de mais de cinco décadas.

Além de relembrar momentos em que a “Cantina da Lua” foi cenário, o livro não deixa de ser um registro autobiográfico do autor que, em algumas passagens, narra a sua trajetória partindo de Conceição do Almeida, no Recôncavo Baiano, em direção ao Cais do Porto, do antigo Mercado Modelo para, décadas depois, vir a se tornar uma das grandes personagens do famoso Pelourinho.

A publicação, em versão digital e impressa, é fruto de uma parceria entre o Projeto Cultural Cantina da Lua e o coletivo É Samba da Bahia, premiada pela Fundação Pedro Calmon, através do Programa Aldir Blanc Bahia.

Livro de crônicas será lançado ainda em março

O livro de crônicas “Conversa de Buzú” será lançado dia 29 de março, a partir 18h na Livraria Escariz, no Shopping Barra. A publicação reúne conversas e situações registradas pelo jornalista, escritor e poeta Clarindo Silva em ônibus de linhas municipais de Salvador. São crônicas apresentadas em textos curtos, destacando diálogos que, trazendo a privacidade de histórias pessoais e íntimas para o ambiente coletivo e comum do interior dos ônibus urbanos, onde revelam sentimentos, impressões, vivências e tensões da vida cotidiana da capital baiana.

Sobre Clarindo Silva

Jornalista, escritor, poeta, compositor e agitador cultural, Clarindo Silva tem sua trajetória no campo da escrita iniciada há mais de 50 anos, quando atuou como repórter policial nos jornais A Tarde, Jornal da Bahia e Tribuna da Bahia. Com o tempo, migrou da reportagem para a literatura, não deixando de usar a pena para a defesa intransigente do Centro Histórico de Salvador, região que tem em sua Cantina da Lua um bastião de resistência.

Clarindo possui o título de Doutor Honoris Causa pela Université Libre des Sciences de L’Homme, de Paris, e a Comenda da Cultura e das Artes pela Universidade das Américas, além de ter sido agraciado com as mais importantes honrarias da Bahia: A Medalha Tomé de Souza, Comenda Maria Quitéria e a Comenda Zumbi dos Palmares.

É autor de Memórias da Cantina da Lua, que está em sua sexta edição, e teve a sua biografia escrita por Vander Prata para a Coleção Gente da Bahia, com edição da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.

 

Tags
Mostrar

Jorge Thadeu

Jornalista (DRT/Mtb 839) graduado pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA, com especialização em Edição de Texto pela UniGlobo/RJ. Experiência em Telejornalismo, Jornalismo Impresso, Webjornalismo, vivência na área de Comunicação Corporativa, Mídias Digitais, execução de projetos de Comunicação e Assessoria de Imprensa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


SA Agência Digital
Close