Nordeste
Festival de Guaramiranga reúne espetáculos do Nordeste
26º Festival Nordestino de Teatro acontecerá em setembro no Ceará
Companhias de cinco estados vão compor a Mostra Nordeste do 26º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT), que acontecerá de 03 a 07 de setembro na região serrana do Ceará. Dentre os selecionados estão os espetáculos “Medeia Negra” do grupo baiano Vilavox, “Abrazo” do Clowns de Shakespeare do Rio Grande do Norte; “Dinamarca” do Grupo Magiluth, de Pernambuco; “Ensaio sobre a Memória” da Pequena Companhia de Teatro, do Maranhão e “Senhor Ventilador” do Grupo Bagaceira de Teatro, do Ceará.
Ao longo de toda a sua história, o FNT tornou-se reconhecido pela valorização da produção teatral nordestina em toda a sua diversidade. A 26ª edição do Festival dá continuidade ao processo iniciado na edição anterior na Mostra Nordeste, de fortalecimento dos aspectos estéticos, artísticos, poéticos e ético-políticos de sua trajetória, ressaltando a vocação do Festival para o hibridismo, para a quebra de “fronteiras” entre linguagens e para o diálogo com a pluralidade.
O papel social do Teatro é destaque no FNT de Guaramiranga
Na edição de 2019, soma-se a esse discurso uma homenagem aos trabalhadores da arte, por meio da apresentação de obras que reúnam no processo e na cena, o valor, a beleza do trabalho; o papel social e ético-estético dos ofícios do campo das artes da cena. A seleção foi resultado de um processo misto de chamada pública para recebimento de propostas e curadoria.
O 26º FNT é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), com apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e apoio institucional da Prefeitura de Guaramiranga. Tem a consultoria executiva da Quitanda das Artes. Agradecimento especial: Enel.