Cultura
IV Festival de Teatro da Caatinga e a realidade do Sertão
O evento reúne produções de todo país, Espanha e Bélgica
O IV Festival de Teatro da Caatinga vai movimentar a cidade de Irecê, na Bahia, entre os dias 19 e 27 de janeiro.
O evento, além de grupos baianos, vai contar com produções de outros estados do país, além de espetáculos da Espanha e Bélgica.
As montagens selecionadas foram: “Teodorico Majestade”, com o Teatro Popular de Ilhéus; “Sobejo”, da Outra Cia de Teatro; “Dubididum Taratatá”, do Comboio de Teatro, do Rio Grande do Norte; “O Outro Lado de Todas as Coisas”, do Atelier Voador; “Os Javalis”, do Grupo Teatro Nu; “Mós ai Quê”, do Grupo Finos Trapos de Vitória da Conquista; “La Novia del Viento”, com Companhia Abrego Teatro, da Espanha e “Cyrculando”, com a artista Pauline Zoe, da oduções Bélgica.
A realidade do sertão em cena
O diretor artístico do Festival e curador da Mostra, Paulo Atto, ressalta o desafio da curadoria. “Diante da qualidade dos espetáculos e da diversidade de propostas cênicas, sejam nos temas abordados e linguagens adotadas, nosso trabalho precisou ser bastante cuidadoso e minucioso”. Sobre os temas abordados nas propostas apresentadas, Paulo complementou: “Muitos dos espetáculos propostos apresentaram uma temática ligada à realidade do sertão, suas tradições e seu imaginário, exibindo falares, prosa poética e imagens sertanejas, fato agrega valor ao nosso evento”.
O IV Festival de Teatro da Caatinga acontece em parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Irecê, com apoio financeiro do Fundo de Cultura, Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e Secretaria da Fazenda do Governo do Estado da Bahia.