Cultura
Luiz Melodia homenageado no Prêmio da Música Brasileira
A cerimônia da 29ª edição acontecerá em julho no Theatro Municipal do Rio de Jeneiro
A 29ª edição do Prêmio da Música Brasileira comandado pelo empresário José Maurício Machline vai homenagear o cantor e compositor Luiz Melodia, morto em agosto do ano passado e cinco vezes vencedor do prêmio, incluindo a categoria Melhor Cantor de MPB, em 2015.
Após prestar tributos a dois intérpretes, Maria Bethânia e Ney Matogrosso, o conselho do prêmio decidiu celebrar postumamente a obra de um artista que marcou seu nome na música brasileira como compositor de grandes sucessos e cantor de muita personalidade, com sua voz marcante e aveludada.
Luiz Melodia se tornou popular com a música “Pérola Negra”
Com mais de 40 anos de carreira, o “negro gato” tinha um estilo único, que mesclava suingue com MPB. Ficou conhecido nacionalmente quando a cantora Gal Costa interpretou “Pérola Negra”, em 1971. Dois anos mais tarde, Melodia lançava seu primeiro álbum, que ganhou o mesmo nome da canção.
Filho do sambista e funcionário público Oswaldo Melodia, de quem herdou o nome artístico, Luiz Carlos do Santos lançou 16 álbuns ao longo da carreira. Seu pai, a quem Luiz Melodia se referia como “um compositor genial”, queria que ele fosse “doutor”. Mas o filho seguiu os passos artísticos do pai. Além dos álbuns, participou de novelas e minisséries e realizou turnês pela Europa.
A cerimônia de entrega do Prêmio da Música Brasileira 2018 será realizada em julho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.