Tecnologia
Metaverso e a regulamentação dos ambientes virtuais
Editora Almedina Brasil lança livro sobre os desdobramentos legais do universo virtual
O Metaverso, resultado da união das possibilidades da internet e dos dispositivos de realidade virtual e realidade aumentada, ganha cada vez mais adeptos. Assim como qualquer espaço onde se constituem interações humanas, os ambientes virtuais também necessitam de regulamentação para garantir a harmonia entre os usuários.
Para aprofundar o debate sobre os desdobramentos legais do universo virtual, a editora Almedina Brasil lança o livro Metaverso: Aspectos Jurídicos. A obra reúne artigos de advogados e operadores do Direito com experiência na resolução de conflitos neste âmbito.
A novidade aborda de forma clara e didática os diversos aspectos jurídicos associados aos domínios online e demais inovações relacionadas à Web3 e tecnologias descentralizadas. Esclarece, também, como estes temas impactam e impactarão as relações sociais humanas.
Dilemas como a normatização das transações de compra e venda de terrenos digitais, a fragilidade da segurança na preservação de dados pessoais e a fiscalização dos discursos de ódio são alguns dos tópicos discutidos pelos autores. A obra se destaca pelo ineditismo ao superar situações hipotéticas e apresentar casos reais de questões jurídicas que já exigem mediação.
Os textos de Metaverso: Aspectos Jurídicos contam com a coordenação de Fernando Eduardo Serec, Mestre em Direito Civil pela Faculdade de Direito da USP e presidente do Conselho Consultivo do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (AMCHAM).