Nordeste
Morre Bita do Barão, famoso líder religioso do Maranhão
Comendador da República, ele era considerado um dos principais líderes da Umbanda
Vai ser enterrado neste sábado (20) na cidade de Codó, no Maranhão, o corpo de um dos principais líderes da Umbanda no Brasil. O babalorixá Wilson Nonato de Souza, conhecido como Bita do Barão de Guaré, estava internado em Teresina, no Piauí, com uma infecção pulmonar e morreu nesta quinta-feira (18), aos 86 anos.
Entre lendas e mistérios Bita do Barão entra para a história
Nascido em Santo Antônio dos Pretos, distrito do município de Codó, distante 290 quilômetro de São Luís, Bita do Barão ficou conhecido em todo país pela proximidade que manteve com personalidades importantes, como o ex-presidente José Sarney, de quem recebeu a honraria de Comendador da República, durante seu governo nos anos 80. Recentemente, boatos também indicam que semanas antes da votação do impeachment que derrubou Dilma Rousseff do poder, Michel Temer teria feito uma visita ao babalorixá. Outro que também já teria se consultado com Bita seria o ex-presidente Fernando Collor de Mello.
Ele era considerado o mais importante sacerdote a difundir o Terecô, um culto de origem africana, típica do interior maranhense e que reunia em seu sincretismo aspectos da Umbanda, Pajelança e da Igreja Católica. Pai Bita, como era chamado pelos adeptos do Umbanda, foi tema de inúmeros estudos por parte de pesquisadores e cineastas brasileiros e estrangeiros, sendo um grande expoente da salvaguarda e memória das religiões de matrizes africanas no Brasil.
O velório acontece em sua residência, no Palácio de Iansã, onde serão realizados todos os ritos necessários para a despedida do sacerdote. A Federação de Umbanda e Culto Afro-brasileiro do Maranhão – FUCABMA e o Governo do Estado do Maranhão emitiram nota de pesar pela morte de Bita do Barão.