Cultura
Ópera “Negro Amor” de Gilberto Gil já tem data de estreia
O espetáculo terá co-produção do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Estreia dia 19 de março de 2019 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro a ópera “Negro Amor”, composta por Gilberto Gil e pelo maestro italiano Aldo Brizzi, um dos idealizadores do Núcleo de Ópera da Bahia.
O espetáculo é baseado em “O Gitagovinda de Jayadeva: Cantiga do Negro Amor”, poema do século 12 de Jayadeva traduzido do sânscrito para o português pelo artista gráfico e um dos mentores da Tropicália, Rogério Duarte, morto em 2016. A obra narra a história de Krishna, o deus do amor e da camponesa Rhada.
A ópera tem a co-produção do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
“Essa ópera fala do amor em todos os graus possíveis, de paixão, erotismo, ciúme, solidão, raiva. Só que no espetáculo, o amor, a paixão, é de um ser humano por um deus. E o grande lance é que quando o deus se apaixona por ela, ela não quer mais ele. E esse deus fica desesperado. Então os elementos são mais sutis do que em uma história tradicional”, adianta Brizzi.
Elenco internacional na ópera “Negro Amor”
Entre os artistas já confirmados no elenco estão Arnaldo Antunes, que será uma das representações de Krishna e a cantora portuguesa Ana Moura, que interpretará a personagem Rhada. O próprio Gilberto Gil será o deus Vishnu, um dos narradores. Participarão ainda da encenação dois bailarinos indianos encarnando os avatares de Radha e Krishna, além de Raghunat Manet, nome famoso da dança na Índia.