Cultura
Palhaços do Rio Vermelho no carnaval de rua em Salvador
Manifestações populares de cidades do interior da Bahia vão participar do desfile
O Movimento Cultural Palhaços do Rio Vermelho ganha as ruas do bairro boêmio de Salvador neste sábado (16) com concentração às 17h, na Quadra Esportiva na Rua da Paciência e saída às 19h. O desfile dos Palhaços do Rio Vermelho, uma das mais animadas manifestações do pré-carnaval em Salvador reúne famílias e resgata a tradição das fantasias num desfile embalado pelas marchinhas dos antigos carnavais.
Para o desfile deste ano, os Palhaços vão ampliar intervenções artístico-culturais no bairro. O Movimento vai aproximar várias linguagens de expressões artísticas como artes visuais, circenses e teatrais, através de ações que vão transformar o Rio Vermelho em um grande picadeiro cultural: “A expectativa é bem grande, ano passado foi um público que a gente não imaginava e sempre vem aumentando. Um público que vem fantasiado, com grupos de amigos e família é sempre prazeroso. O nosso objetivo sempre foi isso, a retomada desse carnaval do povo para o povo, sem amarras, sem cordas”, explica Ruy Santana, um dos fundadores do movimento.
A corte dos Palhaços do Rio Vermelho e homenagens
Esse ano os representantes da realeza são o cantor e compositor Jau e a produtora cultural Rosa Villas-Boas. Entre os homenageados na folia de 2019 estão o professor titular da Faculdade de Educação da UFBA e ativista e militante pela ciência aberta e pelas tecnologias livres, Nelson Pretto e a jornalista e diretora do Inspirare, Anna Penido.
Camisas Colaborativas
Os Palhaços do Rio Vermelho têm a tradição de lançar, anualmente, uma camisa promocional que são vendidas para a renda ser revertida para cobrir os custos do desfile. Cada ano um artista plástico é convidado para ilustrar a camisa. Artistas como Bel Borba, Cau Gomez, Ruy Santana e Ray Vianna já assinaram as criações. Este ano foi a vez de Guache Marques. As camisas são vendidas por R$ 40,00 e estão disponíveis até o dia do desfile no Boteco do França e no Bar do Bahia na rua do Canal.
SERVIÇO:
Desfile Palhaços do Rio Vermelho
Quando: Sábado (16) 17h
Onde: Concentração na Quadra Esportiva na Rua da Paciência