Cultura

Celebração à Santa Bárbara reúne multidão no Pelourinho

Mariene de Castro participou da Missa Campal e faz show esta noite no Terreiro de Jesus

O Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, se vestiu de vermelho nesta segunda-feira (4) para celebrar Santa Bárbara, numa das maiores festas religiosas da capital baiana.

Como acontece a mais de duzentos anos a alvorada de fogos de artifício anunciaram a Missa Campal que reuniu milhares de pessoas, antes da tradicional procissão numa marcha de fé e devoção. Durante a celebração, num dos momentos mais emocionantes, a cantora Mariene de Castro cantou para Santa Bárbara, que no sincretismo religioso é a Orixá Iansã, no Candomblé: “Estou muito feliz e grata por participar, por cantar aqui hoje. É emocionante ver a Bahia vermelha e branca, reverenciando esta Santa que nos dá tanta força para seguir todos os dias, e ver o sincretismo, o verdadeiro Axé da Bahia”, afirmou a cantora que fará um show especial às 18h00 no Terreiro de Jesus.

PlurAll News
Mariene de Castro, que cantou na Missa Campal, faz show às 18h00 no Terreiro de Jesus

Bárbara, a Santa Mártir é Iansã no sincretismo religioso

Bárbara se preocupava com as pessoas e ansiava entender o por que das coisas, da natureza, da criação. Quando encontrou os cristãos descobriu uma razão para as suas perguntas e abraçou a fé”, disse em seu sermão o padre Lázaro Muniz, que contou um pouco da história da Padroeira dos Bombeiros e dos Mercados, na celebração comandada pela Ordem do Rosário dos Pretos, guardiã oficial da Festa de Santa Bárbara.

O culto a Santa Bárbara existe há cerca de 375 anos. A festa é celebrada há mais de dois séculos e permanece com um forte apelo junto ao povo, abrindo oficialmente o Calendário das Festas Populares da Bahia.

“Eu acredito que as mulheres e homens dessa terra veneram a Santa Bárbara porque ela nos dá força para caminhar diante das adversidades, como o racismo, a desigualdade. Sua história inspira especialmente as mulheres negras que trabalham e lutam por suas famílias e por um futuro melhor. Cada ano que passa essa festa se torna maior, assim como a fé das pessoas, que vem em massa celebrar e festejar a ela que nos dá coragem para enfrentar as lutas e desafios” disse a secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana.

Após o encerramento da Missa, o Cortejo seguiu pelo Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Rua da Misericórdia descendo pela Ladeira da Praça, levando o andor de Santa Bárbara até o quartel do Corpo de Bombeiros localizado na Barroquinha, onde foi reverenciada pela comunidade e pelos bombeiros militares, que a tem como Padroeira. O Cortejo seguiu pela Baixa dos Sapateiros, até retornar para a Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho.

Siga no Instagram: @plurallnewsoficial

Mostrar

Jorge Thadeu

Jornalista (DRT/Mtb 839) graduado pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA, com especialização em Edição de Texto pela UniGlobo/RJ. Experiência em Telejornalismo, Jornalismo Impresso, Webjornalismo, vivência na área de Comunicação Corporativa, Mídias Digitais, execução de projetos de Comunicação e Assessoria de Imprensa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


SA Agência Digital
Close