Nordeste
SENAC reúne criadores do Nordeste no DFB Festival
No espaço Novo Design SENAC expositores de nove estados
O espaço Novo Design SENAC no DFB Festival 2018 reúne nove marcas criativas do Nordeste. Com trabalhos autorais, criadores do Piauí, Maranhão, Alagoas, Sergipe, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Ceará apresentam artigos de vestuário, acessórios e artesanatos diversos.
A moda afro de Mada Negrif da Bahia
Entre os criadores está a estilista baiana Madalena Silva, da marca Negrif, aluna egressa do SENAC, onde fez o primeiro curso de moda: “A base que tenho vem do curso de Produção de Moda e Estilismo que fiz no SENAC. Hoje, tenho minha marca já consolidada no mercado com minha loja física em Salvador há 7 anos, mas atendemos todo o país através das redes sociais. Já tivemos representação em diversos estados, como São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Brasília e Rio de Janeiro, onde ficamos por quase 4 anos com uma loja na Tijuca. Mas, atendemos o Brasil todo pelo perfil no Instagram @madanegrifoficial”
Artesanato indígena inspira Lucia Franco do Maranhão
Do Maranhão veio Lúcia Franco, artesã que confecciona valiosas peças, como colares, pulseiras e outros acessórios, que se destacam entre os stands montados no CEPRAMA, em São Luis. Em seu trabalho imprime toda a miscigenação que caracteriza o povo maranhense. Nas peças que produz, procura valorizar a beleza da mulher e a sua força: “Participar de eventos como o DFB Festival proporciona uma maior visibilidade do nosso trabalho, ao mesmo tempo em que estabelece esse network com outros colegas criadores”, diz a artesã.
O resgate cultural de Romero Sousa da Paraíba
A Paraíba tem Romero Sousa, com um traço da inovação artesanal do seu estado de origem através do algodão colorido, agregada de forma sincera ao conceito de moda sustentável. O estilista é formado em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba e especialista em Moda. Expôs na prét a porter de Paris, onde apresentou uma coleção de acessórios em algodão colorido natural. A cultura popular envolve e demarca o seu trabalho em parceria com a designer Djanete Figueiredo. O algodão que já nasce colorido foi seu ponto de partida para alinhar a tecnologia inovadora da fibra natural orgânica às tipologias artesanais, como a renda renascença, o crochê, macramê, labirinto e captonê, transformando roupas alinhavadas com frescor nordestino, porém prontas para serem absorvidas por culturas do além mar.
Julia Ferreira de Alagoas apresenta sua Flor de Caroá
Sertaneja, nordestina, alagoana e toda estampada. A Flor de Caroá foi criada pela designer Júlia Ferreira com intuito de levar arte, cultura, cores, alegria e principalmente originalidade em suas peças. Valorizando o sustentável e o feito à mão, a marca já soma, em apenas um ano de existência, seis coleções repletas de um DNA regional incrível. Flor de Caroá é orgulho de ser nordestino, valorizando raízes culturais.
A arte original de Alan Araújo do Ceará
O designer Alan Araújo, vem do Cariri, no Ceará e produz joias em prata e vestuário de diferentes matérias primas: “Eu gosto de criar peças personalizadas, trabalho muito por encomenda. No vestuário estou procurando uma modelagem que seja atemporal e livre de padrões de gênero”, garante Alan.
Maihara Brandão do Piaui traz sua arte regional para o DFB 2018
Com ateliê em Teresina e São Paulo, o trabalho da joalheira piauiense Maihara Brandão é focada em desenvolver peças que mostram fortes traços de pertencimento e identidade regional. Dentro do processo de produção, mantém uma preocupação ambiental a partir da reutilização de materiais de pesquisa, como o reaproveitamento da cerâmica do Rio Poti, por meio do processo de vitrificação, no qual é dado uma nova roupagem ao material, por meio do design, a algo que seria desperdiçado inicialmente.
Sustentável e criativa, a arte de Rodrigo Oliveira e Amanda Rocha, do Ceará
Vivendo experiências, pessoais e respeitando as diferenças a dupla criou sua própria marca. A Cisco. representa a vontade de ter roupas dentro da realidade ensolarada da capital cearense, em que o mar se mistura a prédios altos, sem perder de vista o meio ambiente e a possibilidade de ser sustentável.
O Novo Design Senac é uma aposta da Instituição em novos criadores, por meio do Plano Diretor de Moda, do Núcleo de Desenvolvimento Corporativo do Nordeste, fortalecendo o posicionamento da instituição enquanto referência como Escola de Educação Profissional e apoio ao mercado de trabalho.