Nordeste
‘SPETO – Arte pelo mundo’ chega à Caixa Cultural Salvador
Speto é considerado um dos principais nomes da arte de rua do país
A CAIXA Cultural Salvador apresenta a partir da próxima quarta-feira (9) a exposição inédita “SPETO – Arte pelo mundo”. Com entrada gratuita e livre para todos os públicos, a mostra inaugura um novo capítulo na carreira do artista, um dos nomes responsáveis pelos moldes que o grafite brasileiro possui hoje, trazendo elementos folclóricos e africanos.
Com curadoria de Lucas Pexão, a mostra exibe três atos centrais: Os Pássaros, As Mulheres e O Macho. O conteúdo retrata um nível estrutural, o jogo de repetição e transformação de elementos icônicos, quase geométricos. A exposição será aberta no dia 08 de janeiro (terça-feira), às 19h, com visita guiada pelo próprio Speto. Fica aberta ao público até dia 17 de fevereiro.
Sobre Speto
Ao longo dos anos 1990, Speto ajudou a moldar a identidade visual de bandas como Raimundos, Planet Hemp, Nação Zumbi e O Rappa. Nos anos 2000, quando o grafite passou a ser reconhecido como arte no Brasil, o artista começou a receber os méritos pelo seu trabalho. Atualmente considerado um dos principais nomes da arte de rua do país, Speto tem obras espalhadas por mais de 15 países e já participou do Miami Art Basel, maior evento de arte ao ar livre do planeta.
Suas obras já foram expostas em museus como o Palais de Tokyo (França), Museu Afro Brasil (em São Paulo), e em diversas galerias nos Estados Unidos e Europa. O artista já pintou praças, prédios, viadutos, hotéis e até igreja, ainda tendo trabalhado com artistas consagrados na música, como Alice Cooper, Elba Ramalho e Beyoncé.
Speto também ilustrou campanhas publicitárias para grandes marcas como Brahma e Coca-Cola, quando foi responsável pela identidade visual da campanha mundial da Copa do Mundo Fifa 2014. O artista também trabalha com diversas ONGs e projetos pelo mundo, como o SOS Racisme da França, Viva Con Agua da Alemanha, Fundação Gol de Letra e Instituto Criar.
SERVIÇO:
“SPETO – Art pelo mundo”
Período: de 09 de janeiro a 17 de fevereiro de terças-feiras a domingos)
Local: CAIXA Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57 – Centro)
Abertura: 8 de janeiro, às 19h
Entrada Gratuita