Moda e Beleza
Tramas nordestinas nas passarelas da Paris Fashion Week
O Labirindo e o Filé são bordados tradicionais da Paraíba e Alagoas
Dois destaques do handmade nordestino fazem a diferença na coleção “Tropicana” que a estilista paulistana Silvia Ulson lança em uma das mais badaladas semanas de moda do planeta.
As tramas do Labirinto Paraibano e Filé Alagoano vão estar na passarela de uma fashion presentation, no Hotel Boutique Marignan nesta segunda-feira (2) e terça-feira (3) na programação da Paris Fashion Week.
Com identidade genuinamente pautada pelo Denim Couture, a grife SU, que traz as iniciais da designer, explora ícones da cultura brasileira traduzidos para uma mulher cosmopolita e jet setter ressaltando uma das principais características da marca, que é a valorização dos trabalhos manuais.
O Labirinto é um bordado tradicional do Brasil, produzido no sertão da Paraíba, a partir de tecidos finos, especialmente o linho. O artesanato deriva de uma gama extensa de trançados europeus, trazidos durante a colonização portuguesa. A técnica do labirinto permite a confecção de uma grande diversidade de gravuras, utilizando-se, apenas, do entrelace de fios sobre uma trama têxtil em forma de tela. À margem, os trançados formam meandros e figuras alongadas semelhante às paredes de um labirinto. Já os bordados centrais ilustram, em especial, formas vegetais estilizadas, como folhas, flores e palmas.
Já o Filé é um bordado sobre a renda confeccionado à mão com instrumentos artesanais sob uma técnica também de origem europeia. Um trabalho manual que atravessa gerações na região de Mandaú e Manguaba, no estado de Alagoas.
“Expor minha visão sobre a moda brasileira em Paris, com todas as cores, formas e nuances está sendo uma experiência única. O Brasil é uma explosão de cores e formas, de um povo que acolhe e tem muito a mostrar. Vivi uma experiência particular ao conhecer o labirinto paraibano. Trazer essas rendas e bordados para a minha arte é um sonho que realizo junto às rendeiras, que precisam deste reconhecimento”, conta Silvia Ulson.
A cartela de cores vai do azul celeste a tons terrosos em uma fusão entre as cores vivas da flora e da fauna tupiniquins com as nuances nordestinas. Recentemente a estilista chamou a atenção do mundo com um irretocável desfile com seu beachwear couture em Miami.
Quem estiver pela Cidade Luz e quiser conferir de perto, o desfile acontece no Suite Marignan Torre Eiffel do Hotel Boutique Marignan. 12 Rue de Marignan, 75008, Paris.