Cultura
Vidança Festival traz o Balé do Teatro Guaíra para Salvador
O festival acontece entre os dias 19 a 29 de abril em diversos espaços culturais
Vai ser realizada de 19 a 29 de abril a 12ª edição do Vidança Festival Internacional, evento que se espalha por diversos teatros, espaços alternativos, ocupa as ruas de Salvador e celebra o Balé do Teatro Guapira, uma das companhias oficiais mais antigas e prestigiadas do Brasil. A companhia se apresenta no Teatro Castro Alves na abertura do evento.
“Carmen” com o Balé do Teatro Guaíra abre programação
O grupo apresenta o espetáculo “Carmen”, coreografia criada pelo paulista Luiz Fernando Bongiovanni, a partir das composições de Georges Bizet e Rodion Shchedrin. Um drama clássico de amor e ódio ambientado na Sevilha do século 19, em que a protagonista, uma cigana, usa seus talentos de dança e canto para enfeitiçar e seduzir vários homens. A programação completa está disponível no site www.festivalvivadanca.com.br
Vidança Festival Internacional
Com o apoio financeiro do governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, o Vidança Festival Internacional continua expandindo seus canais de articulação pelo Brasil e pelo mundo, a exemplo do apoio do Fundo Iberescena/Funarte, Embaixada da França, do Instituto Francês no Brasil, CCBB, em parceria com o MID – Movimento Internacional de Dança (DF); da parceria com Embaixada de Israel, com o Idartes/Governo de Bogotá – Colômbia, com o Adam Mickiewicz Institute /Polônia, Aliança Francesa, Goethe-Institut Salvador e o Internationales Solo Tanz-Theater Festival da Alemanha.
Todas essas pontes e redes nacionais e internacionais, que se conectam para criar um espaço de diversidade, formação, mercado, intercâmbio, diálogo e produção artística, também destina gratuitamente 40% de toda a sua plateia para escolas, entidades, instituições e projetos sociais. Este ano com destaque para a parceria com a Fundação Cultural do Estado da Bahia, através da qual dois agentes culturais de cada macrorregião do estado acompanharão toda a programação.
“A 12ª edição do Vidança é marcada mais uma vez pela diversidade e parceria. No momento atual do país, e do mundo, torna-se fundamental promover encontros através da arte. Unir, nesses encontros pessoas de outras culturas, amplia ainda mais nossa visão sobre questões comuns. O festival segue firme sendo ponto de energização para futuros desdobramentos e espaço de liberdade para as ricas diferenças da contemporaneidade” reafirma a diretora, curadora e coreógrafa Cristina Castro.